domingo, 10 de maio de 2009

Perfil Nativus

O "Perfil Nativus" é um especial com as mais diversas personalidades de todas as vertentes artísticas ou não. O Primeiro Perfil será com o escritor Gaúcho Caio Fernando Abreu aprecie sem moderação. Boa Viagem!!!!!



"Caio Fernando Abreu, homem feroz, insaciável pela vida e peregrino das indefinições. Homem do cheiro, do toque, da carne, da alma, do rapaz".
(Rodrigo Rudi)








Caio Fernando Loureiro de Abreu (Santiago, 12 de setembro de 1948Porto Alegre, 25 de fevereiro de 1996) foi um jornalista e escritor brasileiro.
Apontado como um dos expoentes de sua geração, sua obra, escrita num estilo econômico e bem pessoal, fala de
sexo, medo, morte e, principalmente, de angustiante solidão. Apresenta uma visão dramática do mundo moderno e é considerado um "fotógrafo da fragmentação contemporânea". Cursou Letras e Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mas abandonou ambos para escrever para revistas de entretenimento, como Nova,Manchete, Veja e Pop. Em 1968, foi perseguido pelo DOPS, e acabou se refugiando no sítio da escritora Hilda Hilst, em Campinas. No início dos anos 70, exilou-se por um ano na Europa, passando por países como Inglaterra, Suécia, França, Países Baixos e Espanha. Em 1983, mudou-se de Porto Alegre para o Rio de Janeiro e, em 1985, para São Paulo. Voltou à França em 1994 e retornou no mesmo ano, ao descobrir-se portador do vírus HIV. Faleceu dois anos depois, em Porto Alegre, onde voltara a viver novamente com seus pais e dedicando-se a tarefas como jardinagem. Caio Fernando Abreu era homossexual assumido.




(Fonte: Wikipédia)



Obras de Caio Fernando

(Para Baixar as obras Clique nas Imagens)




Teatro Completo




Poucos sabem que Caio Fernando Abreu cultivou a literatura dramática, com a mesma paixão e qualidade de seus romances e contos. A Agir publica as oito peças de teatro que Caio escreveu, em edição esmerada e cuidadosa, organizada por Marcos Breda e Luís Artur Nunes. O livro apresenta as peças em ordem cronológica de suas estréias e acompanhadas de fichas técnicas e fotos das montagens. As peças mostram um autor cosmopolita, hilário ao mesclar profano e sagrado, e lírico ao manipular os limites entre os fatos cotidianos e o sonho lisérgico que permeia toda a sua obra.







Onde Andará Dulce Veiga?





Essa obra é a segunda incursão do autor pelo gênero romance. Tendo como coadjuvantes os universos da redação jornalística e da música popular dos anos 1980, esta ficção-verdade desvenda o desejo reprimido e o tesão liberado, a convivência com um mundo opressivo e a maneira de fugir dele.







Melhores Contos



"O que me inquieta e fascina nos contos de Caio Fernando Abreu é essa loucura lúcida, essa magia de encantador de serpentes que, despojado e limpo, vai tocando sua flauta e as pessoas vão-se aproximando de todo aquele ritual aparentemente simples, mas terrível porque revelador de um denso mundo de sofrimento. De piedade. De amor."Lygia Fagundes Telles






Caio 3D



O Projeto Caio 3D organiza de forma original a obra de Caio Fernando de Abreu, uma das vozes mais singulares da ficção brasileira. Três volumes, cada um dedicado a uma década da produção de Caio, reunirão uma obra significativa do período, além de artigos esquecidos nas mais diversas publicações em que colaborou, poemas esparsos e cartas inéditas em livro. O primeiro volume, dedicado aos anos 1970, é aberto pelos contos de O Ovo Apunhalado e fragmentos da produção de Caio ao longo desta década.




O Ovo Apunhalado



Anjos, monstros devoradores, alucinações muito reais. Os seres fantásticos que povoam este livro são constituídos de mistérios. Suas rotinas triviais foram recriadas na forma de epopéias transformadoras, despidas dos disfarces que arrastam os seres humanos no cotidiano. Uma obra que mostra que o grotesco não está em tais seres. Está em não saber vê-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário