sábado, 16 de maio de 2009

Conexão Nativus 3





Para participar de “Caminho das Índias”, José de Abreu precisou fazer uma mudança radical no visual: ele raspou a cabeça deixando apenas um “rabo de cavalo diferente” e se acostumou a usar poucas roupas. Mas as diferenças entre o personagem e o ator vão muito além da aparência, como, por exemplo, a relação com a religião. Enquanto Pandit é um sacerdote, José de Abreu é ateu, mas o ator confidenciou que foi criado no catolicismo e chegou a ser coroinha e seminarista. Confira abaixo um bate-papo cheio de curiosidades com o ator!



Pandit é o personagem mais diferente que você já fez?



Você tem alguma semelhança com ele?“Eu não tenho nenhuma semelhança com o Pandit. Ele é um personagem totalmente fora do nosso universo. Mas o Pandit é um indiano muito especial. Ele começou a estudar a religião com uns 12 anos. Ele é um sacerdote e bem diferente dos que estamos acostumados a ver. Com certeza não há outro personagem que eu tenha interpretado tão particular como o Pandit”.



Em “Caminho das Índias” você tem a oportunidade de ficar bastante próximo do hinduísmo, pois Pandit é um sacerdote e está sempre falando dos livros sagrados. Como é a sua relação com a religião?



“Fui criado no catolicismo. Passei por quase todas as ‘etapas’ da religião. Cheguei a participar de movimentos dentro da igreja, fui coroinha e até seminarista durante um tempo. Mas depois me tornei ateu. Quando fui morar na Europa, tive contato com o hinduísmo e a filosofia oriental. Ao retornar ao Brasil, pratiquei um pouco de espiritismo, mas atualmente só tenho Deus no coração e não sigo uma religião”.



Pandit também é ótimo em analisar os astros. Você acredita em horóscopo, costuma consultar?


“Acredito sim em horóscopo. Costumava fazer meu mapa astral, mas tem um tempo que não faço. E não era essa bobagem que tem nos jornais, que até leio por curiosidade. Horóscopo deve ser feito corretamente, com o mapa de sua vida e todo ano verificar os trânsitos para você poder estudar a melhor forma de seguir sua trajetória. Porém, não tem nada relacionado à adivinhação. É simplesmente para saber o que vira pela frente e ficar preparado para as dificuldades ou receber as coisas boas.


Como foi fazer essa transformação no visual para interpretar Pandit?



“Sempre faço uma preparação para qualquer personagem. Deixo crescer o bigode, faço mais a barba ou corto o cabelo. Entretanto, dessa vez foi muito radical. Essa história de raspar a cabeça e ficar apenas com esse ‘rabinho’ é bem diferente. Mas eu gosto, pois faz parte da minha vida. Encaro isso com certa tranqüilidade”.


Deve ser engraçado usar pouco figurino enquanto todo mundo está cheio de roupas. Você sente frio nas gravações?


“Nas gravações dentro do estúdio, com certeza. Mas nas externas é gostoso e me sinto muito bem. O melhor é que não gosto muito de trocar de roupa e sou bem preguiçoso. Por isso, considero esse personagem maravilhoso, já que só troco o pano de cima”.


Você tem projetos para 2010? Planos de voltar ao teatro?


No teatro, meu único projeto é o monologo que faço há três anos: ‘Fala, Zé’. Com esse espetáculo, consigo rodar todo o país. Ainda não tenho outro trabalho ou convite em vista para atuar”.


E no cinema? Você estava com o projeto de produzir o documentário

“Uma carta para o futuro”. Como está esse projeto?


“Esse projeto virou um longa metragem de ficção. ‘Uma carta para o futuro’ era um documentário sobre a imigração judaica. Depois ele evoluiu para um filme de baixo orçamento, que iria se chamar ‘Vida invertida’. Mas agora o projeto está com um orçamento bem maior e com o nome de ‘Onde os porcos comem laranja’. Entretanto, pode até ser que os dois primeiros projetos venham a acontecer. Tenho muito material, fiquei quatro anos trabalhando em cima desse projeto com pesquisas, viagens e entrevistas. É uma história muito bonita que quero deixar para meus filhos e netos, que têm na minha ex-mulher e mãe deles, esse lado judeu. Devo começar a filmar em outubro, no fim da novela, e poderá ser lançado em maio do ano que vem”.



A Entrevista anterior foi feita para o site da novela "Caminhos das Índias"

Nenhum comentário:

Postar um comentário