domingo, 3 de maio de 2009

Janelas da Linguagem

1. Janelas da Linguagem

1.1 - Discussão e Contenda

Nunca fui de ficar calado quando tenho algo para falar. Não importa se seja uma pequena palavra como sociabilidade até uma lírica e simples palavra como “porra”. Quem tem boca, língua e cordas vocais pode exprimir mesmo que seja um latido, nem sempre alto, mas sempre um latido. Diversas vezes nessas expressões saem felicitações, digressões e até maldições, não importa quem as emitem, sendo sempre condições. Uma discussão sempre é uma contenda, mesmo que seja entre irmãos. Contenda de acordo com o clássico dicionário Aurélio significa “1. Debate, altercação, disputa, controvérsia/ Guerra, luta, combate, peleja/ 3. Fig. Esforço para conseguir alguma coisa, um sentido não tão diferente de Discussão, que é “1.Ação de discutir; debate, controvérsia; polêmica/ 2. Altercação, contenda, disputa. Essas palavras tão intimamente ligadas, guardam grandes surpresas, o que fazem duas pessoas quando falam sobre um mesmo assunto e com opiniões contrárias, discutem ou contendam? Se olharmos pelo lado da discussão, sendo esse debate, ambos estão de algum modo tentando convencer o outro de sua opinião, e sendo contenda um debate, eles também estão em uma contenda, já que estão fazendo um esforço oral para conseguir alguma coisa, nesse caso, mudar a opinião alheia. Vendo desse modo isso está na cara, mas essa “discussão” ou “contenda” como ficar melhor, vai muito além. Agora pense na seguinte cena duas pessoas em uma discussão, uma declaradamente influenciadora e outra um tanto que dissimuladora de suas reais intenções, mas ambas com a mesma intenção. Qual lhe parece ser mais verdadeira? Se você for um amante da sinceridade concerteza escolheu o primeiro barco, e se você não opinou, pertences à segunda barca.

Diversas vezes observei e até participei de debates, informais e formais, e sempre ouvi pérolas do tipo, “Você quer mudar minha opinião, fica me atacando”. Sendo que em uma discussão essa é real finalidade. Fruto do maniqueísmo que acompanha a prática da discussão, quem mostra sua intenção é taxado de arrogante e quem se passa por vítima acaba levando os louros da vitória.




Se considerarmos a Ironia Socrática como alternativa para essa prática, acabaríamos levando tudo bem, mas se você aceita o desafio têm que saber lidar com vários tipos de guerreiros. Embora sua forma de luta seja definitiva, lembre-se quem se cristaliza esquece os outros lados da batalha. Lembrando de outro significado proveniente do Aurélio, Digressão “1.Desvio de rumo ou de assunto”, quando se sabe usar essa arma qualquer ignorante da segunda barca acaba se afogando, pois além de esconder a sua intenção primeira, apesar da convicção que todo idiota têm, se você tiver evasivas e souber colocá-las bem, decerto, seu adversário não saberá lidar com suas novas armas, pois todo idiota é monotemático e mono direcional.


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário