domingo, 5 de abril de 2009

Meditar é se conhecer



(Ribamar de Souza, Buda e Paulo Coelho na posição de Lótus)

Da Meditação

“O objetivo primário da meditação é que nos tornemos conscientes e que nos familiarizemos com a nossa vida interior. O objetivo final é alcançar a fonte da vida e da consciência.” (Nisargadatta Maharaj, um mestre indiano, no livro I am That)

O trecho anterior fala sobre umas das experiências mais antigas da humanidade, ou seja, a meditação que é muito poderosa para que se consiga autocontrole, pois ao meditar você entra em contato com o universo (alma do mundo) apartir de seu interior. O autoconhecimento que provém dessa prática fez muitos ocidentais presos e estressados em seu cotidiano buscarem paz interior, em lugares antes vistos como nada terem a ensinar principalmente no Oriente, onde a milhares de anos essa prática foi desenvolvida. Existem várias formas de meditação, mas com um único objetivo paz interior. A meditação me foi apresentada pelo Mago Paulo Coelho que em uma entrevista, indicou-a para todos que quisessem ter controle sobre suas vidas.
É muito difícil lidar com as pessoas imagine lidar consigo mesmo. A meditação mostra como apartir do autoconhecimento, aumentar ou melhorar a relação com o outro. Pensem em uma alma tormentosa como uma água dentro de um vaso quebrado, ou seja, incapaz de se controlar, e assim acaba machucando tudo ao seu redor, como uma vespa tonta. Existem diversas formas de meditação, mas compartilharei com vocês a minha prática espero que gostem.

Primeiro: Escolha um lugar sereno onde você possa sentar-se de maneira confortável e com a coluna ereta.
Segundo: Se você preferir coloque um incenso ou uma música bem leve, às vezes estes são bons companheiros de viagem.
Terceiro: Tente mentalizar o nada, ou seja, tente ao máximo não ter pensamento, não se irrite se na primeira vez seu esforço falhar, assim como um pássaro ao sair do ninho, no seu caso voltar, não consegue voar na primeira vez, assim é com a meditação.
Quarto: Uma dica na primeira vez tente acompanhar o vai e vêm de sua respiração. A atenção deve estar voltada para o objeto da meditação (a respiração, um símbolo, etc.) sem que isso necessite de grandes esforços. Caso você disperse, reconduza sua atenção suavemente ao objeto escolhido. Não se mova durante esse tempo. O corpo é como um pote e a mente é a água dentro dele. Mover o recipiente faz com que a água também se mova e, lembre-se, o que você quer é que sua mente permaneça quieta e imóvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário