segunda-feira, 2 de março de 2009

Carnaval-Saudosismo e Arte




Saudade do carnaval de tempos atrás!


Diria o folião mais saudoso: Acabou-se o que era doce! Isso mesmo, o folião se entristece com o fim do carnaval, com o fim daquele carnaval de rua aonde tudo era folia e todos se respeitavam sem se machucar e sem degradar as ruas, becos e vielas de nossa quase sempre pacata cidade. Mas será que os ditos saudosistas têm mesmo razão para ficar triste com o fim do carnaval SEGURO?
É fato que o carnaval de hoje não é mais o mesmo de outrora, e que as pessoas também não são mais as mesmas e que tudo, assim como todos, mudam. E as mudanças carnavalescas em São Luis são notórias, pouquíssimos são os blocos tradicionais de rua que perduram e que continuam encantando seus foliões. Contrapondo essa idéia vêm os blocos que não recebem incentivos financeiros, seja por parte do governo ou dos próprios foliões, para viabilizar sua continuidade no período de carnaval.
A falta de segurança também é um dos diversos motivos que sepulta o carnaval de rua, indivíduos amedrontados preferem ficar em casa ou sair para curtir o carnaval em locais fechados, como bailes e camarotes, e assim resolvem abdicar daquela ‘curtição’ que há muito tempo era tido como a 3ª melhor folia do Brasil.
Falta de segurança, opção dos jovens por bandas e festas de outros estados faz com que nosso carnaval seja deixado de lado. Raros são os jovens que gostam dos moldes antigos de fazer carnaval, e tudo isso faz com que os demais optem por outras formas de ‘brincar’, ou seja, eles admiram mesmo é a festa de nosso VIZINHO.
Os mais velhos entendem que as coisas tendem mesmo a continuar como estão ou até piorar, pois quem faz o carnaval tomar proporções gigantescas são os jovens. “Se eles gostam/tudo vai bem, mas se eles não gostam/tudo vai mal”, comentou algum indignado com o rumo que toma nosso carnaval.
Os saudosistas apenas lamentam e ficam tristes com essa realidade, uma vez que, existe uma imensa desvalorização do que é nosso por parte daqueles que estão diretamente ligados de alguma forma com o carnaval de São Luis/MA.


Por Filipe Arnon

Nenhum comentário:

Postar um comentário