segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O Carnaval começou.Uso ou não minha máscara?


Agora é oficial, começou o carnaval maranhense. Nesse final de semana o espírito carnavalesco se aflora ainda mais, pois São Luís assim como todo o Brasil dá um tempo nos seus afazeres do cotidiano para curtir esse período de alegria e muito samba que contagia seus foliões, mas uma decisão da justiça vem tirando o sono dos brincantes locais, de que está terminantemente proibido o uso de máscaras em bailes de carnaval e blocos de rua.

A Secretaria de Segurança Cidadã usa como argumento que as máscaras carnavalescas dificultam a identificação dos bandidos, uma vez que, os ‘espertinhos’ agem disfarçadamente e se perdem em meio aos foliões que se caracterizam da mesma forma, ou seja, as máscaras beneficiam as ações dos bandidos e dificultam o trabalho dos policiais, deixando os verdadeiros brincantes a mercê desses falsos carnavalescos.

Já, entre os foliões essa questão é bastante divergente, uns concordam com a decisão alegando que assim o carnaval maranhense possa se tornar mais seguro e com isso os “pilantras” fiquem mais receosos em executar suas truculências. A outra parte, aquela que desaprova a proibição do uso das máscaras, afirma que dessa maneira o carnaval maranhense perderá sua identidade em comparação com os carnavais de outras épocas.

Deixando a polêmica das máscaras um pouco de lado, “O Carnaval da Maranhensidade 2009” promete ser só alegria. A programação que começou dia 20(sexta-feira) vai até 24/02(terça-feira) prometendo ser um sucesso, e contando com varias atrações (Blocos, Tambor de Criola e vários Shows) o carnaval deste ano vai “botar pra ferver a Ilha do Amor”. E para os foliões de carteirinha o Jornal Extra* disponibiliza a programação completa com tudo que vai rolar na cidade. É só alegria. Brinque na paz!

Por Filipe Arnon

Nenhum comentário:

Postar um comentário