domingo, 29 de março de 2009

Juventude e Transgressão



Juventude e Transgressão


Um Jovem acorda liga seu computador e observa sua página pessoal na Internet, liberdade em suas mãos. Outro jovem vai para uma balada, “enche a cara”, pega o carro, causa um acidente e adeus ridícula vida. As cenas colocadas anteriormente mostram dois retratos da grande maioria da juventude atual.



(Cena Clássica da Guerra do Vietnã,Marthin Luther King e Malcon x,Passeata de Mulheres e Integrantes do Movimento Homossexual Americano)


Na década de 60 o mundo ainda sofria com diversos entraves, onde o preconceito e as privações dominavam os ambientes e faziam reféns as pessoas, que se sentiam presas em seu próprio eu, principalmente os mais novos. Neste período surgem importantes avanços como a Liberação Sexual, o Movimento Hippie, o firmamento do Rock and Roll e da chamada juventude transviada, estes últimos nascidos na década de 50. Outros fatos importantes são a Guerra do Vietnã, grande ceifadora dos sonhos dos jovens americanos, o nascimento do movimento negro, tendo como grandes nomes Marthin Luther King e Malcon X, com a Liberação Sexual ganham espaços assuntos outrora “obscuros” como o Feminismo e Movimento Homossexual, sendo o estopim deste último a batida policial ao Bar Stonewall. Todos estes importantes eventos tiveram se não início, grande contribuição das mãos da juventude.




(Janis Joplin, Jimi Hendrix, Jim Morrison e The Beatles)


Outro fator importante para a conscientização dos jovens nas gerações anteriores foi o grande número de Tiranias Militares nos países da América latina, como no caso do Brasil de 64. Jovens saíam às ruas empunhando mensagem de liberdade e de união, embalados pela imagem de grandes mitos e figuras do imaginário libertário, como o argentino Ernesto Che Guevara. Surgem os movimentos artísticos de protesto, principalmente no cinema na literatura e na música, onde era levantada a arma da guitarra e do violão contra a opressão das tiranias.



(Cenas de Protesto da Juventude da década de 60)


Como o passar dos anos, os objetivos são “conquistados”, porém o “Monstro Sist.” se apropria da cultura jovem, transformando-a em puro produto de massa, como no caso das inúmeras camisas e outros brinquedos com a face de Che Guevara.
Atualmente os objetivos conquistados, principalmente a tão idolatrada liberdade se tornaram demasiados e enfadonhos, para os jovens que nasceram após as revoluções, fazendo com que estes não tenham aparentemente motivos por quais lutarem. Pois tamanha é a liberdade que possuem que encontrar um sentido de vida tornou-se o grande dilema desta geração, o que explica o alto índice de suicídios nesta época.




(Várias fases do Mito, revolucionário, político e ícone pop)

Transgredir anteriormente era se rebelar contra o Monstro Sist., que oprimia os sonhos dos jovens e onde a liberdade era ausente. O Monstro Sist. entendeu que a falta de liberdade despertava o espírito revolucionário, então ele a “deu” aos jovens de bandeja, ou seja, em excesso. Outro grande trunfo do Monstro Sist. foi implantar o individualismo e o consumismo, fazendo com que os jovens só olhem para seus interesses particulares.



(Símbolo da Juventude Transviada James Dean, Elvis Presley, Raul Seixas e o Movimento da Tropicalia.


Entretanto enganam-se os que pensam que já não há motivos por quais lutarem, as mazelas sociais, a corrupção na política e no cotidiano, cada vez mais descaradas, e até mesmo a falta de sentido para sua vida, são bandeiras a serem levantadas. Meus caros leitores cada época têm suas dificuldades e a nossa não é diferente, o pior mal desta é acomodação, como diz o escritor Paulo Coelho, “Juventude que não transgride não é juventude”, transgridam, mas com consciência, quando pensarem em fazer algo façam, pois nenhum homem que acreditou em seus sonhos saiu sem vitórias. Boa Viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário