domingo, 22 de março de 2009

Mendicidade- Responsabildade e Trabalho Social





Asilo de Mendicidade de São Luís - Filantropia há quase um século

Em 2009 O Asilo de Mendicidade de São Luís completa 90 anos de atividade ininterrupta, fundado em abril de 1919 por um grupo de maçons da Loja Maçônica Renascença Maranhense, com o intuito de assistir aos idosos carentes de nossa cidade. Expressando assim um dos princípios da ordem, ou seja, a Filantropia.

O asilo presta apoio aos idosos de diversas formas, que vai do auxílio médico ao espiritual. Na questão médica os idosos têm acesso a consultas, com médicos voluntários, a equipe médica é formada por uma auxiliar de enfermagem, um Clínico Geral, uma dermatologista e uma Ginecologista e si necessário os idosos são encaminhados há um Geriatra fora da instituição.

Para que seja admitido um idoso no asilo, de acordo com a auxiliar administrativa Cissa Cristina, "ele deve ser lúcido, fazer suas necessidades sozinhos e possuir um responsável. Ele passa por uma avaliação médica e só fica no asilo se for de sua vontade”, lembrou.

Outro fator importante é á alimentação, que é feita de acordo com uma tabela feita por uma nutricionista voluntária que já não faz parte do asilo, em que os horários são seguidos à risca.

O asilo de mendicidade também serve como uma ponte entre a comunidade e os idosos, realizando eventos, bazares e festas. "Aqui temos uma capela onde são celebradas missas aos sábados à tarde, com a presença de nossos idosos e da comunidade", destacou Cissa. Outro projeto realizado foi à reforma da quadra de esportes, que é disponibilizada para jogos intercolegiais, promovendo maior relacionamento do jovem com o idoso.



Nesse espaço solidário chama atenção à história do Idoso Lauro Marques, de 95 anos que está lá desde 1994, dono de um espírito alegre e vivo, ele se sente muito feliz no asilo, destacando a alimentação como um dos melhores fatores. "Minha família quase toda faleceu, e devido alguns problemas pessoais, optei por morar no asilo, que é meu novo e maravilhoso lá", lembrou.




A Maçonaria é responsável pela maioria dos encargos da instituição, como a administração e a folha de pagamentos dela. O restante da renda do asilo provém principalmente de doações e pela contribuição feita pelos idosos. Durante todo o ano são feitas doações, que são intensificadas pelo espírito solidário natalino, principalmente nos meses de novembro, dezembro e janeiro. Apesar dessas datas que simbolizam solidariedade, os idosos necessitam de ajuda todos os meses do ano, e por isso a ajuda é sempre bem vinda.

Então se vocês ficaram interessados em contribuir com esse importante trabalho, aí vai o endereço do asilo. FAÇA SUA PARTE!

Rua das Paraúbas, sem número - São Francisco - São Luís-Maranhão.

Fone: 3227-1214 ou 3235-6738.



Nenhum comentário:

Postar um comentário