segunda-feira, 2 de março de 2009

E vai rolar a festa


Balanço do carnaval 2009


Foi-se mais um dos muitos períodos de folia no Brasil. Nesse ano ocorreram coisas novas e causos velhos. O período de carnaval mostrou-se fúnebre, mas também alegre. Escolas que há anos não levavam o título de campeã levaram alegria para os foliões e dinheiro para o bolso dos seus presidentes.



Entre Corpos e Folia


Em São Luís antes mesmo de começar o reinado de Momo (coitado do rei, pegou uma pequena herança maldita de seu superior que passava esse período numa festa bacanal), já era notável o número de mortos pela cidade. Foram registrados no Instituto Médico Legal (IML) desde a madrugada do dia 20 de fevereiro até as 18 horas do dia 25, em plena quarta-feira de cinzas, 19 homicídios na grande Ilha de São Luís. Nas estradas federais não foi diferente a folia rolou solta, foi bastante chamativo o número de acidentes no período carnavalesco. Somente no domingo dia 22 a Polícia Rodoviária Federal registrou 10 acidentes, com três mortes, além de tumultos e prisões por desrespeito à Lei Seca.
Entretanto não só corpos de pessoas sobram após o carnaval, outro tipo de corpo também é notável. Os carros alegóricos de algumas escolas são abandonados em plena via de trafego principalmente nas avenidas Vitorino Freire e Africanos, podendo ocasionar acidentes, o que já ocorreu na manhã do dia 26 de fevereiro, quando um caminhão bateu em um dos carros estacionados no bairro da Areinha.



Entre Cachorros e Campeões

Não só de caixões e bêbados, fez-se o carnaval esse ano, um cão sambista invadiu alguns desfiles na Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro, alguns dizem que o animal estava atrás de alguma companhia, pois ouviu falar do desfiles dos anos anteriores onde algumas passistas saíram com coleiras e outros adereços caninos. O animal deu trabalho para ser retirado do local, mas depois de ter uma conversa com uma atriz global, ele saiu abanando o rabo, nada bobo o animal ein?
Saindo um pouco do reino animal, indo para outro não menos irracional, no Rio de Janeiro, sagrou-se campeã a Escola Salgueiro (399 pontos apenas um há mais que a segunda colocada a Beija Flor 398), recebendo uma quantia considerável de notas 10. A vitória veio depois de um longo jejum de títulos, desde 1993 a escola estava sem vencer, homenageando sua bateria e com o tema “Tambor”, a escola saiu da Sapucaí sendo a grande favorita. Em São Luís quem levou o caneco foi a Favela do Samba com 270 pontos, se consagrando tetracampeã no carnaval ludovincense, sob os “efeitos da lua” seu tema campeão.
Mas a grande campeã desse carnaval com certeza é a baiana Ivete Sangalo que esbanjou o dinheiro ganho de seus “letrados” fãs, com uma mega estrutura de seu mais novo trio elétrico “Demolidor Três” que custou 2,5 milhões reais. Entre demolidores de dinheiro e de vida, esperamos pelo próximo ano de putaria, se é que nós do NATIVUS e você amigo leitor consigamos sobreviver a outros momentos de pura fantasia que ainda irão rolar no país. Boa Sorte.
Por Ribamar De Souza

Um comentário:

  1. Carnaval é para todos...
    Deixa o pobre do cão desfilar, rsrsrsrsrs
    E vamos sobreviver sim... pois vc estará comigo
    nesses momentos de pura fantasia.
    Se prepara...
    Carnaval 2010

    Pollyana

    ResponderExcluir