quarta-feira, 3 de junho de 2009

Reitoria da UFMA Ocupada
Já que o Reitor Natalino Salgado não quis papo com os estudantes, estes ocupam a reitoria desde a tarde de ontem, dia 03 de junho






Nos anos 60 sob as nuvens negras e nefastas da Tirania Militar, os estudantes saíam as ruas empunhando bandeiras e gritos de liberdade. Hoje em São Luís estudantes da Universidade Federal do Maranhão recolocaram sua identidade em primeiro plano para reivindicarem melhorias e lutarem contra atos autoritários da Reitoria da UFMA. Para isso os universitários ocupam a reitoria, de uma forma pacifica, para dialogarem com o reitor Natalino Salgado, que de acordo com os estudantes vêm tomando algumas atitudes sem colocá-las em discussão, com os mesmos. A ocupação é decorrente de uma série de ações estudantis, que tiveram inicio na sexta-feira passada, 29 de maio, em uma Assembléia Geral organizada por estudantes do curso de Ciências Sociais, referente à mudança dos horários de aula na UFMA, sem a devida discussão com os mais afetados com essa proposta, os estudantes. As manifestações contra a atitude da reitoria se estenderam por toda essa semana, e contaram com mais de 200 alunos. De acordo com Rielda Alves, estudante do curso de Filosofia, o DCE (Diretório Central dos Estudantes), havia marcado uma reunião com o Pro- Reitor de Ensino da UFMA, o senhor Aldir, no entanto o mesmo DCE recolocou a reunião para a próxima semana, devido a motivos superiores, entre estes se destacam carnavais e arraiais da balbúrdia. “O que queremos simplesmente é que o reitor desça de sua áurea despótica e dialogue conosco, o que este nunca fez em toda sua breve reitoria”, comentou Rielda.
De acordo com informações prestadas pelo assessor da reitoria, Zé Carlos, o reitor não poderá receber os estudantes, pois fará uma viagem pela manhã da próxima quinta-feira, dia 04 de junho. Além disso, o reitor enviou para falar com os estudantes o vice-reitor Antônio Oliveira, no entanto os estudantes recusam-se a aceitar, pois querem que o próprio Natalino Salgado fale com eles. A cena que se vê na sala central da reitoria mostra o quanto os jovens ainda estão prontos para lutarem pelo que acreditam, vale ressaltar que desde ás 17 horas, o reitor se encontra em sua sala com as portas fechadas, por simples falta de dialogo. Durante a ocupação as portas de acesso a reitoria foram fechadas por seguranças da instituição, para evitar que mais alunos chegassem à reivindicação, mas após um ato de protesto, os seguranças se retiraram e as portas foram reabertas. Os estudantes prometem ficar por tempo indeterminado, até que sejam atendidos. A manifestação conta com uma adesão considerável, entre alunos e professores. Alguns alunos já estão com colchões e cobertas para um possível pernoite.


Outro ponto reivindicado pelos estudantes é a revogação à adesão da Universidade ao REUNI um projeto do Governo Federal, que visa aumentar o número de vagas e de cursos na Universidade. “Projetos de extensão, são bons, mas não como o Reuni está sendo colocado, ou seja, aumentar a quantidade, mas não a qualidade do ensino.”, lembrou Rones Costa, estudante do curso de História. Os alunos da UFMA, estão agindo de forma pacífica, e não cometeram nenhum ato de vandalismo, ou algo parecido. Estão apenas exigindo um dialogo aberto com o reitor, no entanto nenhuma atitude foi tomada, que continua trancado em sua sala mestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário